História

Esporte Club XV de Novembro

História do time

O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba foi fundado no dia 15 de novembro de 1913, por meio de uma fusão entre duas equipes da cidade, o Esporte Clube Vergueirense e o 12 de Outubro, que decidiram formar uma única agremiação.

Representantes dos dois times decidiram convidar o capitão da Guarda Nacional, Carlos Wingeter, para presidir o novo clube. O capitão aceitou, com a condição de que o nome do novo clube fosse em homenagem a Proclamação da República Confederativa do Brasil: 15 de novembro.

Em seus primeiros anos de existência, o clube permaneceu como amador, conquistando títulos como o de campeão do interior, organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos. Passada mais de uma década, em 1948 o XV de Piracicaba alcançou seu primeiro título como profissional, sagrando-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que corresponde à atual Série A2, ganhando o direito de, no ano seguinte, disputar o título contra as equipes da elite do futebol paulista.

Em 1952 e 1958, o XV de Piracicaba conseguiu seus melhores resultados na Primeira Divisão, atual Série A1, ficando na quinta colocação, atrás apenas de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. No entanto, em 1965, o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão Estadual. No ano seguinte, a equipe foi vice-campeã da competição, que venceu em 1967, conquistando novamente o acesso.

Quase dez anos se passaram até que, em 1976, o clube alcançou sua maior conquista no futebol estadual, chegando ao vice-campeonato Paulista, perdendo para o Palmeiras na grande final. O resultado levou o clube a participar do Campeonato Brasileiro em 1977, chegando à fase final da competição.

Depois de permanecer na elite por mais três anos, a equipe foi novamente rebaixada à Segunda Divisão, que disputou até 1983, quando conquistou o título mais uma vez, voltando à Primeira Divisão. No ano de 1990, a boa campanha no Campeonato Paulista classificou a equipe para a Copa do Brasil do ano seguinte, da qual foi eliminado pelo Caxias (RS) ainda na fase inicial. Cinco anos depois, em 1995, o clube teve seu maior êxito no futebol nacional, sagrando-se Campeão Brasileiro da Série C.

Com as reformulações nos nomes do Campeonato Paulista e as campanhas ruins consecutivas desde o final da década de 1990, o clube caiu da Série A2 para a Série A3, tendo chegado muito perto de retornar ao Campeonato Paulista da Série A2 em 2007, quando disputou a segunda fase da competição. Em 2008, o clube não avançou à segunda fase, não tendo chances de disputar o acesso. Em 2009, classificou-se mais uma vez à fase semifinal da Série A3, mas não conquistou o tão sonhado acesso à Série A2.

Em 2010, o XV disputou novamente a Série A3. Terminou a primeira fase em sétimo lugar e classificou-se para a fase seguinte. Na segunda fase, conseguiu ficar em segundo lugar no seu grupo e garantiu o acesso à série A2.

Em 2011, o time fez excelente campanha e terminou a primeira fase como segundo colocado de seu grupo na Série A2. Na fase seguinte, foi o primeiro colocado de seu grupo e se qualificou para disputar a final do campeonato. Empatou com o Guarani por 2×2 no tempo normal e na prorrogação, vencendo nos pênaltis por 4×2. Dessa forma, conseguiu assegurar mais um acesso e voltar à elite paulista, após 16 anos de ausência.