Geral, Notícias

Piracicaba recebe lote de pilhas e baterias coletadas em Saltinho

O município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), recebeu um lote de 42 quilos de pilhas e baterias coletadas na cidade de Saltinho. A ação intermunicipal faz parte de um convênio que prevê o recebimento deste tipo de resíduo, por Piracicaba, para posterior destinação adequada deste material.

O material do município vizinho, que agora será se juntará às pilhas e baterias descartadas em Piracicaba para depois ser submetido ao processo de logística reversa, foi entregue na Central de Resíduos da Sedema nesta quinta-feira (10), por Ariella Montebello, diretora de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura de Saltinho.

Celise Romanini, especialista em gerenciamento de resíduos e chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Sedema, destaca que “tanto a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) quanto a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo solicitam que os municípios trabalhem com o tratamento de resíduos e de água de forma regional”.

Ariella explica que o ponto de coleta de pilhas e baterias descartadas pela população é a própria Prefeitura de Saltinho. “A gente divulga nas redes sociais, site da prefeitura e jornais comunicando que o munícipe pode levar esses resíduos até lá”, declara a gestora de meio ambiente, que ainda destacou a importância da ação desenvolvida em conjunto com Piracicaba. “Saltinho é um município com cerca de 8 mil habitantes e 27 anos de emancipação. Então, essas e outras parcerias com Piracicaba, que é uma cidade maior e com mais recursos, são importantes para nós”, acrescenta.

CONVÊNIO COM SALTINHO – Há mais de cinco anos, Piracicaba mantém um convênio com o município de Saltinho que garante o recebimento de pilhas descartadas na cidade vizinha para a destinação adequada deste material. Esse convênio intermunicipal, inclusive, foi recentemente renovado por mais cinco anos. “Essas pilhas vão para a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônico (Abinee), que faz a reciclagem e a destinação correta destes resíduos”, comenta Celise.

O montante de pilhas e baterias que veio de Saltinho será incluído numa remessa de 250 quilos (desse mesmo tipo de resíduo) coletados em Piracicaba que serão encaminhados à Abinee. Neste ano, Piracicaba já coletou e destinou 750 quilos de pilhas e baterias à entidade.

Deixe um comentário