Geral, Notícias

Atividades permitidas na fase Amarela têm horário ampliado para 8 h/diárias

O grupo de combate ao coronavírus da Prefeitura de Piracicaba reuniu-se ontem (21) novamente para discutir as novas ações divulgadas pelo governo do Estado a partir da permanência de Piracicaba no Fase 3 (Amarela). Ficou decidido que o horário de funcionamento das atividades comerciais e de serviços será ampliado de 6 para 8 horas. O decreto será assinado hoje (21).

Piracicaba está na fase Amarela desde o dia 08/08. Na quarta-feira (19), o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, já havia anunciado a autorização para que todas as atividades permitidas na fase Amarela do Plano São Paulo pudessem funcionar mais 2 horas por dia (de 6 para 8 horas), em estabelecimentos comerciais e de serviço.

Mesmo assim, a Administração decidiu, por precaução, esperar o anúncio do Governo sobre a permanência de fase, que ocorreu hoje (21). A medida é válida para todos os setores: imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping center, além de bares, restaurantes, salões de beleza e academias. Os clubes também serão autorizados a funcionar por 8 horas, a partir desta segunda-feira (24).

Durante a reunião, o grupo sugeriu uma jornada contínua para o comércio, com limite de 8 horas, das 10h às 18h e, aos sábados, das 08h às 16h. As lojas do Shopping vão funcionar das 12h às 20h. A medida vale a partir da próxima segunda-feira (24).

O Decreto prevê que bares e restaurantes comecem com o novo horário a partir de terça-feira (25) com a opção de fracionar as 8 horas: das 11h às 15h para o almoço e das 18h às 22h para o jantar – inclusive a Praça de Alimentação do Shopping Center Piracicaba.

A Procuradoria-geral editou decreto que permitirá o funcionamento dos clubes, também por 8 h. Além disso, será autorizado a abertura dos parques aos sábados e domingos, das 6h às 16 h. Houve mudança no horário da venda de bebidas geladas nas conveniências dos postos. Fica proibido a comercialização das 22h às 6h.

Veja aqui o Decreto sobre a abertura dos clubes sociais

Veja aqui o Decreto sobre o novo horário do comércio

TRANSPORTE COLETIVO – Com a ampliação do horário das atividades flexibilizadas, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) também aumentará o número de veículos nas ruas. Esse aumento será feito à medida em que os passageiros retornarem ao sistema. Antes da pandemia, eram transportados, em um dia útil, uma média de 90.000 passageiros com 219 ônibus, sendo 199 ônibus + 10% de frota reserva. Atualmente, a média está em 36.000 passageiros por dia útil, e uma frota 131 ônibus sendo 119 ônibus + 10% em frota reserva. O funcionamento do transporte público é monitorado por técnicos da Semuttran e da empresa TUPi e quando é constatada a necessidade de ampliação de viagens ela é feita.

Deixe um comentário