Geral, Notícias

47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá abertura online neste sábado, 29

Apesar do formato diferenciado, um dos maiores eventos do mundo na área do humor gráfico, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o 18º Salãozinho de Humor poderão ser acessados virtualmente a partir deste sábado, 29 de agosto, às 20h, no www.salaointernacionaldehumor.com.br onde a exposição online ficará disponível até o dia 29/9. A abertura acontece às 19h, com a Live no Instagram @salaodehumordepiracicaba.

Na cerimônia virtual serão conhecidos os trabalhos premiados da edição, escolhidos pelo júri formado por Luiz Gustavo Paffaro, caricaturista; Orlando Pedroso, artista gráfico; Jal – José Alberto Lovetro, cartunista; Eduardo Baptistão, ilustrador; Sabrina Franzol, jornalista, Alberto Benett, cartunista; Edson Rontani Jr., jornalista e presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA).

A mostra contará com 316 trabalhos de 172 artistas e 32 países. Ao todo são 50 caricaturas, 50 cartuns, 50 charges, 50 tiras, 50 trabalhos na temática Comunicação, 50 da categoria Saúde Unimed e 16 esculturas.

As obras são de artistas de países como Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão e outros.

Apesar do momento que estamos vivendo – de pandemia, tivemos um grande número de trabalhos nesta edição. São 47 anos que demonstram a importância do salão junto aos artistas de nacionalidades distintas, como referência das artes gráficas”, afirma Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo.

As obras foram selecionadas entre os 2.577 trabalhos inscritos, por um outro júri (de seleção), formado por Zé Roberto Graúna, artista gráfico; J. Bosco, cartunista; Fred Ozanan, designer gráfico; Helen Sacconi, jornalista; Edu Grosso, artista visual e gráfico; Luccas Longo, artista gráfico e Maria Luziano, ilustradora.

Na exposição online as pessoas poderão apreciar trabalhos que transitam por temas atuais e também por formas caricatas e até reais. São obras originais que denotam o pensamento crítico e questionador”, diz Erasmo Spadotto, diretor do Centro Nacional de Divulgação do Humor – Cedhu.

Premiações – O Salão premiará este ano, vencedores divididos entre as categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos e o temático destinado a trabalhos de qualquer categoria que aborde o tema Comunicação, Saúde Unimed, além do Júri Popular Alceu Righetto.

Nesta edição, o Prêmio Escultura 2020 será entregue ao escolhido pelo Júri Popular que em outras edições valia-se das menções honrosas selecionadas pelo Júri de Premiação. A medida necessária, uma vez que o Salão sofreu a perda de patrocinadores devido a pandemia do país, obrigou a organização do evento a alterar em caráter emergencial, algumas regras do Concurso de Humor. Dessa forma, a categoria Escultura será julgada pelo público por meio do site do salão e a obra mais votada receberá o prêmio de R$ 5.000,00.

SALÃOZINHO – O 18º Salãozinho de Humor de Piracicaba reunirá 30 trabalhos na categoria de 7 a 10 anos e 30, entre 11 a 14 anos, totalizando 60 obras (48 desenhos e 12 esculturas), entre as 1.050 recebidas. O júri do evento voltado a crianças e adolescentes foi formado por Odair Demarchi e Patrícia Scalon.

Os trabalhos foram inscritos por estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino vieram de cidades como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Sumaré, Piracicaba, São Paulo e também, de Boa Vista, Roraima.

O salãozinho, que compõe a programação do 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, surgiu com o objetivo de usar o desenho como ferramenta de conhecimento e forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor.

SERVIÇO – 47º Salão Internacional de Humor e 18º Salãozinho de Humor. De 29 de agosto a 29 de setembro – Exposição Online (www.salaointernacionaldehumor.com.br).

Deixe um comentário